Argonautha – Música e Cultura Pop

A Ascensão e Legado do Aqua: De “Barbie Girl” ao Sucesso

Descubra a história do Aqua, a banda por trás de “Barbie Girl”, e seu impacto na música pop, desde o sucesso mundial até a vida atual dos integrantes.

Descubra a história do Aqua, a banda por trás de “Barbie Girl”, e seu impacto na música pop, desde o sucesso mundial até a vida atual dos integrantes.Casas lotadas e gente alegre dançando ao som de coletâneas lançadas pela Paradoxx Music. A música eletrônica não só domina pistas de dança, mas também faz críticas sociais com um tom ácido de humor, como exemplificado pelo hit “Barbie Girl” da banda Aqua. 
Esse sucesso foi tão grande que gerou versões bizarras, incluindo uma da brasileira Kelly Key. 
Vamos embarcar numa viagem nostálgica e descobrir mais sobre essa icônica banda dinamarquesa.

O Início da Jornada

Tudo começou em 1989, quando os tecladistas Klaus Mørk e Søren Rasted começaram a trabalhar na trilha sonora de um filme dinamarquês chamado “Frida”. 
Nesse período, conheceram René Dif, que por sua vez apresentou Lene Nystrøm, formando assim o grupo Joy Speed. Apesar de um breve sucesso com o single “Itzy Bitzy”, a banda decidiu se reinventar após uma recepção morna, nascendo assim o Aqua. O nome foi inspirado por um pôster de um aquário visto por eles.

A Ascensão ao Sucesso

Com um novo nome e novas músicas, o Aqua assinou um contrato com a Universal Music da Dinamarca e lançou seu primeiro single “Roses Are Red”, que permaneceu nas paradas dinamarquesas por dois meses e alcançou disco de platina. 
No entanto, foi com o single “Barbie Girl” que a banda alcançou fama mundial. Lançado em setembro de 1997, a música se tornou um hit global, conquistando tanto a Europa quanto a América do Norte, e até ganhando uma versão brasileira.

Controvérsias e Conquistas

O sucesso de “Barbie Girl” não veio sem controvérsias. A Mattel, fabricante da boneca Barbie, processou a gravadora da banda alegando uso indevido e sensualização da imagem da boneca. Em 2002, o juiz responsável pelo caso rejeitou o processo, permitindo que a banda continuasse a usufruir de seu sucesso.

A Vida Após o Sucesso

Mesmo não conseguindo repetir o sucesso estrondoso de “Barbie Girl”, o Aqua lançou três álbuns, sendo o último em 2011 após um hiato de 11 anos. Vamos ver onde estão os membros da banda hoje:

Lene Nystrøm

A frontwoman do Aqua, agora com 49 anos, foi casada com Søren Rasted de 2001 a 2017 e tem dois filhos. Lene também tem uma carreira solo, com álbuns lançados em 1993 e 2013.

René Dif

Hoje com 55 anos, René é casado e tem uma filha. Ele segue uma carreira solo como DJ, tocando principalmente house music.

Søren Rasted

Com 54 anos, Søren é um produtor musical respeitado na Dinamarca e faz parte do duo Rey Mathé.

Claus Norreen

Agora com 53 anos, Claus continua ativo na música, tocando com o Aqua e suas clássicas faixas, embora não tenha lançado material inédito há algum tempo.

Memória Afetiva

É interessante como o Aqua, mesmo sendo frequentemente rotulado como uma banda de um hit só, ainda ressoa com as gerações atuais. Suas músicas trazem uma sensação nostálgica dos anos 90, remetendo a um tempo de saturação cultural e boas lembranças. Compartilhe nos comentários sua música favorita além de “Barbie Girl” e relembre conosco essa era dourada da música pop.