CQM+ – Cinema, Quadrinhos, Música e Muito Mais

A História da Grande Canção de Natal Blue Christmas e Como se Tornou um grande Sucesso

No artigo de hoje vamos falar sobre um grande sucesso de natal do rei da música pop Elvis.

Uma canção que evoca um sentimento melancólico sobre o feriado de natal, “Blue Christmas” é um clássico dessa época do ano. 

Embora a música tenha sido criada em 1948, tornou-se mais conhecida do público em geral depois que Elvis Presley fez uma versão em 1957. 

No entanto, um bom tempo passou entre quando a música foi escrita pela primeira vez e quando foi gravada por Presley.

De acordo com o The Bulletin, “Blue Christmas” foi escrito por Jay Johnson, que já havia escrito para programas musicais de rádio populares da época e, além disso, tinha seu próprio programa. 

Um dia, durante uma viagem de Stamford para Nova York, ele foi inspirado pelo sucesso “White Christmas” e teve a ideia de se sentir triste durante todo o feriado. 

Ele compartilhou a letra com seu amigo Billy Hayes, que terminou a música adicionando a melodia que conhecemos hoje. 

A empresa de música Choice Music Co. publicou a música, que foi gravada pela primeira vez por Doye O’Dell em 1948. 

Três novas versões foram lançadas nos próximos anos, incluindo a versão de 1949 da Orquestra de Hugo Winterhalter, que alcançou o nono lugar nas paradas.

A MÚSICA FOI GRAVADA POR UMA ESTRELA COUNTRY ANTES DE ELVIS PRESLEY

Em 1950, o cantor country Ernest Tubb gravou “Blue Christmas”. De acordo com o The Bulletin, Elvis Presley era um grande fã de Tubb, e ele realmente o conheceu em 1954 (via Holler). 

Supostamente chateado por não poder cantar o tipo de música que ele queria, Presley estava se sentindo mal quando encontrou Tubb, que encorajou Presley a concordar com o que lhe diziam para fazer e depois criar sua própria música mais tarde, com a carreira consolidada.

Claro, Presley logo se tornaria o maior artista do século XX. No entanto, parece que o conselho de Tubb ficou com ele. 

Quando ele gravou “Blue Christmas” em 1957, por todas as contas, ele não queria fazê-lo. 

Millie Kirkham, uma cantora de apoio que estava no estúdio com Presley, falou sobre como foi a sessão de gravação. “Ele não queria fazer isso”, ela compartilhou. “Ele disse: ‘Eu não quero gravar essa música.’ 

E eles disseram: ‘Bem, você tem que fazer isso porque já foi agendado’, e então ele disse: ‘Bem, tudo bem’, e ele se virou para nós, os músicos e os cantores, e disse: ‘Vamos acabar com isso.'”

A MÚSICA AINDA TEM PODER DE PERMANÊNCIA DÉCADAS APÓS SEU LANÇAMENTO

Millie Kirkham continuou dizendo que Elvis Presley disse aos músicos no estúdio: “‘Fá faça qualquer coisa, divirta-se, divirta-se, faça algo bobo.’ Então eu comecei a ir ‘woo’ e ele fez sinal para que eu continuasse fazendo isso e sorriu … Eu fiz isso durante toda a música e quando passamos, todos nós rimos e dissemos ‘Bem, esse é um disco que a gravadora nunca lançará. 

Mas eles fizeram.'” Ainda assim, Presley aparentemente mudou de ideia sobre a música ao longo dos anos. Em seu show de retorno de 1968, ele apresentou um medley que incluía “Blue Christmas” favoravelmente, dizendo: “Eu gostaria de fazer minha música de Natal favorita de todas as que gravei”.

Apesar de ter sido lançado em 1957, a versão de “Blue Christmas” de Elvis Presley entrou nas paradas mais uma vez, muito tempo depois em 2019. 

O sucesso de Natal de Presley entrou na Billboard Hot 100 no número 40, tendo sido transmitido nos Estados Unidos mais de 21,3 milhões de vezes durante os seis dias de 21 a 27 de dezembro. Esta foi a primeira vez de Presley de volta ao Hot 100 desde 1977, quando ele alcançou o número 18 com “Way Down”.

Deixe um comentário