Pular para o conteúdo

Análise de Música

Início » Afinal, Quem Nasceu A Dez Mil Anos Atrás?

Afinal, Quem Nasceu A Dez Mil Anos Atrás?

Afinal, Quem Nasceu A Dez Mil Anos Atrás?

Na análise de música de hoje vamos falar sobre o grande sucesso de Raul Seixas, “Eu nasci a Dez Mil Anos Atrás” e descobrir que nasceu a dez mil anos.

Quando se fala de Raul Seixas, temos um prato cheio de polêmicas e citações misteriosas em torno das letras de suas músicas. Principalmente na fase em que tinha uma parceria com Paulo Coelho. Já analisamos outra misteriosa música dela aqui nesse canal.

Uma delas é a canção “Eu nasci a dez mil anos atrás”.  Essa música foi escrita por Raul Seixas em parceria com Paulo Coelho. Foi gravada em um disco compacto homônimo, no ano de 1976.

Na letra da canção, o autor mistura fatos históricos, com mitologia, lendas e até passagens bíblicas. Onde o narrador, que é um senhor idoso tocando violão na rua, dá testemunho de ter vivido todos esses momentos.

A obra fez tanto sucesso, que rendeu a participação de Raul Seixas em dois programas Globo de Ouro, da Rede Globo, que era o programa que refletia a parada de sucesso da época.

O sucesso da música também rendeu a produção de um videoclipe para o fantástico, fator de grande prestígio na época, pois rendia grande visualização ao artista no horário nobre de domingo.

Muitos se debruçaram sobre esse texto, tentando descobrir quem é o personagem que nasceu a dez mil anos atrás.

A escrita, há quem diga que ele fala da escrita. Que o narrador, está contando as histórias que leu nos livros.

A Linguagem, alguns dizem que se trata da linguagem, pois partes dessas histórias foram passadas pela tradição oral.

O Diabo, a maioria, diz que o personagem é o próprio Lúcifer, pois acompanha a humanidade desde a queda de Adão e Eva.

Na verdade, é uma homenagem a Elvis.

Mas na verdade a letra dessa música trata-se de uma homenagem ao ídolo de Raul Seixas, Elvis Presley. Seis anos antes, Elvis havia gravado uma canção chamada, “I was born about Thousand ago”.

Como Raul Seixas gostava muito dessa canção, resolveu homenagear seu ídolo. Mas, a semelhança fica apenas na letra, já que o ritmo e a melodia são completamente diferentes. Na verdade a melodia é um Rock puxando para música country.

O próprio Paulo Coelho, fala em entrevista para o Fantástico que a intenção de Raul era homenagear Elvis.

Porém, a semelhança da letra é parcial. A canção que Elvis gravou, é uma música Gospel, portando cita passagens bíblicas, testemunhadas por um indivíduo que diz ter nascido a dez mil anos.

Na letra de Raul Seixas e Paulo Coelho, são acrescentados fatos históricos, cenas da mitologia e até referências a lendas populares, como a do Conde Drácula. Na verdade, eles secularizam a música.

Seria essa música um plágio?

Não seria. Na verdade, a canção que Elvis gravou, foi escrita em 1925, por um compositor cristão chamado Kelly Harrel, e já havia caído em domínio público. Como pertence ao domínio público, é considerada somente fonte de inspiração.

Uma curiosidade sobre essa música, é que a frase “Eu nasci há dez mil anos atrás” é um pleonasmo. Tanto o verbo HÁ, quanto o ATRÁS, indica o passado. A frase correta poderia ser “Eu nasci há dez mil anos” somente. Mas temos a licença poética para adaptar a letra a melodia.

O Caminho Do Estoico Próspero - Um Guia Para Transformar Sua Vida Financeira Com o Estoicismo

Se preferir, ouça um podcast sobre o assunto:

Veja o documentário do fantástico onde Paulo Coelho explica a origem dessa música:

Ouça a música original cantada por Elvis:

Por fim assista o vídeo original gravado para o Fantástico:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *