No artigo de hoje vamos saber como o ex beatle, Paul McCartney conseguiu recuperar o seu lendário contrabaixo Höfner, roubado na década de 1970.
Em 1961, Paul McCartney gastou 30 libras na compra de um baixo da marca alemã Höfner.
Dizem que ele se apaixonou pelo instrumento e o usou para gravar sucessos dos Beatles como “Love Me Do”, “She Loves You” e “Twist and Shout”.
No entanto, a história do músico com o instrumento teve um desfecho triste.
Isso porque em 1972 ele foi furtado de uma van do Wings (grupo que o músico formou após a separação dos Fab Four) em Notting Hill, bairro de Londres.
Felizmente, a história do baixo teve um final feliz muito tempo depois, graças a uma iniciativa chamada “Projeto Baixo Perdido”, lançada pela Höfner no ano passado.
Os jornalistas Scott e Naomi Jones, que investigam o paradeiro do instrumento, descobriram que o ladrão levou o baixo para um pub em Ladbroke Grove, perto de onde havia sido furtado.
O instrumento foi adquirido por Ronald Guest, dono do estabelecimento, que o guardou até sua morte.
Depois de um tempo, o baixo foi herdado por Ruaidhri Guest, que atualmente mora em Sussex, no litoral da Inglaterra.
Ele soube da campanha para recuperá-lo e decidiu entregá-lo, junto com seu estojo original.
“Quando iniciamos esta busca, pensamos que poderia estar em qualquer lugar do mundo. Há grandes colecionadores no Japão, ouvimos algumas histórias, ele poderia estar na casa de um milionário na Jamaica, mas na verdade a geografia de tudo isso fica a apenas alguns quilômetros, nas redondezas de Notting Hill”, disse Scott Jones.
Em um comunicado publicado em seu site, McCartney revelou que o instrumento teve sua autenticidade atestada por especialistas da Höfner.
A mensagem também expressa o agradecimento de McCartney a todos que contribuíram na busca.
Guest também anunciou sua participação nesta história em um post no X (antigo Twitter), onde postou: “Herdei este instrumento que foi devolvido a Paul McCartney. Compartilhem a notícia”.
Especialistas sugerem que um baixo similar ao que McCartney possui atualmente poderia ter um valor de cerca de 850 euros no mercado atual.
No entanto, devido à história associada, seu excelente estado de conservação e a relevância de seu proprietário, o baixo específico usado pelo músico dos Beatles poderia alcançar até 10 milhões de libras (R$65 milhões) em um leilão.
O instrumento está com algumas avarias e precisa ser reformado para que possa ser tocado novamente.