No artigo de hoje vamos falar sobre os icônicos pôster de show de rock e outros estilos musicais, e de como isso se tornou um ícone da cultura pop.
Os pôsteres de show são parte da história visual do rock n’ roll, foram criados para anunciar os músicos e os locais dos shows.
Com mais de seis décadas de pôsteres de shows disponíveis, esses pôsteres de eventos se tornaram itens colecionáveis muito populares. Às vezes ofuscando as bandas de rock que foram criadas para promover.
Quando se fala em música pop, principalmente o Rock, a questão estética é muito importante. Existe todo um conjunto visual que passa desde a montagem do cenários do palco, confecção de figurinos até a criação de mascotes, vídeo clips, camisetas e outros.
Um dos elementos fundamentais nesse cenário, são os posters de divulgação, espaço onde os ilustradores extravasam a sua arte, tornando- se assim uma peça de marketing essencial para as bandas.
Os promotores de shows também criaram versões de folhetos de muitos de seus posters e os usaram como folhetos de calçada e panfletos de painel para promover os próximos shows.
Na criação da peça, o artista geralmente tenta capturar a essência ou o espírito do que a banda pretende conseguir com a turnê.
Portanto, os posters também se tornaram itens de colecionador. Além de shows, muitos colecionam pôsteres de filmes, séries, bandas e muito mais.
A arte dos cartazes permite que colecionadores busquem por gênero musical, por músicas, por artistas de cartaz e até por local ou promotor.
Cartazes de concertos não são apenas avidamente colecionados hoje, mas geraram clubes de colecionadores, grupos e convenções anuais que celebram o cartaz de concertos, como Flatstock ou The Rock Poster Society (TRPS).
O site Gigposters é dono de um dos maiores acervos virtuais de cartazes de música. São mais de 80 mil imagens de milhares de bandas de todos os gêneros, das mais famosas às menos conhecidas.
Separamos aqui alguns dos mais marcantes cartazes de shows, para você apreciar: