Quando se fala nas origens da indústria fonográfica brasileira, poucos registros possuem um valor histórico tão significativo quanto a gravação de “Amoureuse”, realizada pela Banda da Casa Edison em 1904. Muito além de uma simples valsa instrumental, o disco representa um dos primeiros testemunhos sonoros de uma época em que o Brasil começava a construir sua própria memória musical através do fonógrafo. Em um país que ainda vivia os primeiros anos da República, a música desempenhava um papel fundamental na vida social. Os salões da elite, os cafés-concerto, os teatros e as praças públicas eram espaços de intensa atividade musical, […]
Ler mais