Argonautha – Música e Cultura Pop

Tag: música do século XIX

Isto é Bom: o primeiro disco do Brasil

No início do século XX, quando o Brasil ainda engatinhava como República e o Rio de Janeiro se consolidava como centro cultural do país, um acontecimento silencioso, porém revolucionário, mudaria para sempre a forma como a música seria produzida, consumida e lembrada. Em 1902, foi gravada “Isto é Bom”, canção que é amplamente considerada o primeiro disco da indústria fonográfica brasileira. Mais do que um simples registro musical, essa gravação marca o nascimento de um novo paradigma cultural: a música deixa de existir apenas como performance ao vivo e passa a ser um objeto reproduzível, comercial e duradouro. A partir […]

Ler mais

“Always Do As People Say You Should”: ironia e pop inicial

“Always Do As People Say You Should” é uma daquelas peças que, quando vistas pela lente da história da música popular, revelam muito mais do que sua superfície leve e cômica sugere. Trata-se de uma canção da opereta The Fortune Teller (A Cigana), estreada em 1898, que sintetiza um momento crucial da cultura musical ocidental: a transição entre o teatro lírico europeu, o entretenimento urbano norte-americano e o nascimento de uma sensibilidade que, décadas depois, seria reconhecida como “pop”. Interpretada pela soprano norte-americana Alice Nielsen, a canção ganhou projeção internacional no início do século XX, atravessando fronteiras geográficas e culturais […]

Ler mais