Pular para o conteúdo

Análise de Música

Início » Always On My Mind, Um Pedido de Desculpas

Always On My Mind, Um Pedido de Desculpas

Always On My Mind, Um Pedido de Desculpas

No artigo de hoje, vamos falar sobre uma música que é um verdadeiro pedido de desculpas, eternizada na voz de Elvis e principalmente na voz de Willie Nelson, “Always On My Mind”.

Quem escreveu ” Always On My Mind “?

Não foi o Elvis e nem o Willie Nelson. “Always On My Mind” foi o esforço conjunto dos compositores Wayne Carson, Johnny Christopher e Mark James.

Wayne Carson, o criador do hit de 1967, “The Letter“, já havia escrito dois versos para a música, mas faltava uma ponte.

Ponte é um pequeno verso, que faz a ligação das estrofes, com o refrão da música.

No final de 1971, Carson entrou no estúdio para trabalhar a música, o produtor Chips Moman ouvindo o trabalho, disse que precisava de uma ponte.

Quando Carson estava sentado ao piano no andar de cima do estúdio, trabalhando na música, apareceu o cantor e compositor Johnny Christopher.

Os dois já haviam trabalhado juntos em “No Love At Tal”, um hit country do verão de 1970.

Christopher ficou empolgado com a canção, e se ofereceu para ajudar a escrever a ponte.

Mesmo assim os dois não estavam fazendo muito progresso, quando apareceu o compositor Mark James, conhecido por escrever “Suspicious Minds” (dispensa comentários) para Elvis e “Hooked On A Feeling” para BJ Thomas.

Com os três trabalhando na canção juntos, surgiu “Always On My Mind”, ou “você não sai da minha mente”.

A evolução de “Always On My Mind”

Diz a lenda que essa música foi escrita especialmente para Elvis, que estava tendo problemas conjugais, a ponto de se separar de sua esposa.

Mas as datas não fecham, pois Elvis Presley só gravou a música em 29 de março de 1972, quase dois anos depois de sua criação.

Mas somente foi lançada em novembro daquele ano.

Antes disso, Gwen McCrae lançou sua versão em março de 1972 e Brenda Lee um single em junho.

Como dito, a versão de Elvis foi lançada no Halloween de 1972 como o lado A de um single, sendo o lado B “Separate Ways”.

Mais foi a versão gravada por Elvis que obteve a maior repercussão, pois os radialistas achavam que se tratava da separação de Elvis e Priscilla.

Como no universo não existe força maior do que a fofoca, essa canção recebeu um impulsionamento natural.

Uma década depois, a música volta às paradas na voz de Willie Nelson. Foi relançada como single em 6 de março de 1982.

Johnny Christopher ofereceu a canção para Nelson e Merle Haggard. Haggard não se importou muito, mas Nelson ficou interessado.

A versão country de Nelson da música ficou 21 semanas no topo da parada Country da Billboard, chegando a atingir o 5º lugar da Billboard Hot 100.

Ganhou três prêmios Grammy, incluindo Canção do Ano e Melhor Performance Vocal Country Masculina.

O trio de compositores conquistou o Grammy de Melhor Canção Country. O álbum de Nelson, Always On My Mind, também ganhou o Álbum do Ano.

No ano de 1988 a música volta as paradas no álbum Introspective, do Duol Inglês Pet Shop Boys. A ideia de gravar “Always On My Mind” como um hit dance, veio da comemoração do décimo aniversários da morte de Elvis. Quando o Duol foi convidado para cantar uma música do Rei da Música em um programa de TV.

 

Ouça um Podcast Sobre o Assunto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *