Pular para o conteúdo

CQM+ – Cinema, Quadrinhos, Música e Muito Mais

Início » Tá Rocheda: A Ascensão da Pisadinha e o Impacto Cultural no Brasil

Tá Rocheda: A Ascensão da Pisadinha e o Impacto Cultural no Brasil

Explore o sucesso de “Tá Rocheda”, hit dos Barões da Pisadinha, que levou a pisadinha à fama, com uma fusão de forró e beats eletrônicos.

O primeiro grande sucesso do grupo baiano, barões da pisadinha, tem intrigado as pessoas com uma nova palavra, desconhecida para muitas regiões do Brasil, tá rocheda.

Mais o que significa, Tá Rocheda?

Tá Rocheda é uma gíria muito utilizada na região  nordeste do Brasil, principalmente nos estados do Ceará e de Pernambuco. Essa forma de linguagem é corrente entre a população conhecida como os pirangueiros.

Calma pessoal, pirangueiros não é uma tribo de índios.

Os Pirangueiros, são os jovens que moram nas periferia das grandes cidades nordestinas. Esses jovens, desenvolveram um estilo de vida próprio, tanto no linguajar como no jeito de se vestir.

Sendo assim “Tá Rocheda” é uma expressão comum entre esses jovens. Mas, qual o seu significado?

No geral, “Tá Rocheda” significa  muito bom,  muito bonito e tá beleza. Fazendo-se assim um paralelo entre as gírias mais ao sul do pais.

Mais na música do grupo Barões da Pisadinha, a expressão é usada em tom de ironia. Ela é utilizada como quem, diz, muito bonito o que você fez, mais que na verdade se trata de uma coisa errada.

Uma História Manjada, Mas que Faz Sucesso.

Essa obra é de autoria de quatro compositores, que são, Caio Sanfoneiro, Felipe Amorim, Vitinho Sanfoneiro e Taciana Gomes. Seu enredo fala de um rapaz que anda em um carro com a suspensão rebaixada, ouvindo música em alto volume. Ele faz isso, provavelmente com a intenção de impressionar as pessoas.

Porque deve haver pessoas que se impressionam com essas coisas. Após entra em uma rua, ele faz contato com uma garota, no discurso ele deixa transparecer que não conhecia a pessoa. Porém a abordou na rua e a convidou para sair.

Nesse meio tempo, os dois saíram para passear, fazendo festa pela cidade. Isso ocorreu, provavelmente, em um período anterior a pandemia em que vivemos.

Pois atualmente, essas coisas não são mais permitidas.

Quando o rapaz vai ao banheiro do estabelecimento em que estavam, a moça o deixa, e vai embora com outro homem. É quando ele usa a expressão Tá Rocheda, Tô Nem Vendo.

Nessas horas é mais prudente disfarçar e fazer que não se vê mesmo.

Mais vou aqui tomar o partido da moça. Sabendo que se o jovem, encontrou ela na rua, e a chamou para sair, não estaria em condições de exigir compromisso. Do mesmo jeito que ela saiu com ele aleatoriamente,  poderia sair com outro, que tivesse um carro mais bonito ou que pagasse uma bebida melhor. Não sei, só um palpite.

Desilusões amorosas a parte, o grupo Barões da Pisadinha introduziu um novo estilo de música no cenário nacional. Esse estilo é a pisadinha, que tem uma sonoridade e ritmo característicos.

Mas realmente o que é uma pisadinha?

A dupla sensação nacional, formada pelo cantor Rodrigo Barão e pelo DJ Felipe Barão, que assim se denominam. Eles fazem um tipo de música que deriva muito do forró e que começa a ser imitada por outros artistas nacionais, como Zé Vaqueiro e Veio da Pisadinha.

Segundo Felipe, responsável pela sonoridade do grupo, a pisadinha é um xote mesclado com batida de samba.

O interessante é que essa dupla, retomar um formato característico da música eletrônica, das décadas de 1980. Naquele tempo, onde os duos de synthpop, como Yazoo, Erasure e Pet Shop Boys.

O Duo que surgiu no ano 2015, na cidade de Heliópolis, interior da Bahia, literalmente explodiu nas paradas de sucesso no ano de 2020. Tendo ficado entre os mais ouvidos nos serviços de stream nacionais,  as vezes se posicionando na frente de artistas consagrados.

Sua música Tá Rocheda, chegou mesmo a fazer sucesso na Europa, quando o jogador Neimar a colocou  em uma caixa de som, no treino do Paris Saint Germain.

Segundo Felipe, a pisadinha já existia e é fruto do trabalho de um músico chamado Nelson Nascimento, desde 2004. Embora, foi somente nas mãos dos Barões da Pisadinha que ganhou o cenário nacional.

Na fase áurea do forró, que era no início dos anos 2000, os grupos de forró eram como verdadeiras orquestras, como muitos músicos e vocais. Por outro lado, hoje o público não consome mais tanto esse formato, sendo predominante o estilo chamado de paredão.

Das Festas de Peseiro para o Brasil

O paredão é um estilo de apresentação, que se compõe de diversas caixas de som, colocadas em um caminhão, fazendo uma verdadeira parede de som. Isso barateia a produção e facilita a mobilidade.

Não é uma exclusividade do nordeste do Brasil, também é usado em bailes funk e festas sertanejas do interior e em muitos outros locais.

Nos locais de shows, existe um espaço destinado para os casais dançarem, chamado de piseiro, por isso a pisadinha. As festas com o piseiro são tradicionais do interior da região nordeste. Essas festas são uma espécie de vaquejada.

Outro artista chamado Orlandinho do Piseiro, diz que “A pisadinha é uma festa aonde vários amigos se juntam e cada um tem seu estilo de dança”.

Infelizmente, o ano de 2020 e 2021, foram piores anos para fazer sucesso. Pois não é possível fazer shows com grandes públicos, nem sei se com pequenos também.

Se preferir, ouça um podcast sobre o assunto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *