Pular para o conteúdo

CQM+ – Cinema, Quadrinhos, Música e Muito Mais

Início » Vital e Sua Moto – Uma União Feliz

Vital e Sua Moto – Uma União Feliz

Vital e Sua Moto – Uma União Feliz

No artigo de hoje é, Vital e Sua Moto de Paralamas do Sucesso. Essa música foi o primeiro grande sucesso do grupo Paralamas do Sucesso, gravada no seu primeiro disco, Cinema Mudo no distante ano de 1983, trata da história de um rapaz que queria comprar uma moto.

O ano de 1983, foi marcante para o início da carreira dos Paralamas do sucesso, após gravarem uma fita demo, que tocou na rádio fluminense, com a música Vital e Sua Moto, foram convidados para compor o seu primeiro álbum de estúdio, o cinema mudo.

Herbet Viana com a Guitarra Fender

O fato mais característico dessa música é que ela trata de uma história real, foi feita em homenagem ao primeiro baterista do Paralamas do Sucesso, o falecido Vital Dias, que foi demitido por faltar a uma apresentação da banda, sem motivo aparente e substituído pelo sorridente João Barone.

Talvez o verdadeiro motivo de sua demissão seja não ter levado a carreira tão a sério, pois foi um dos fundadores do grupo, junto com Bi ribeiro e Herbert Vianna, já durante o curso pré-vestibular, em que os mesmos frequentavam, mais decidiu se dedicar aos estudos formando-se em engenharia elétrica, e foi trabalhar como funcionário público no hospital do exército de no Rio de Janeiro.

Muitos comparam ele ao icônico Pete Best, baterista dos Beatles que deixou o grupo para ser substituído por Ringo Starr. Mas Vital não dizia não se sentir assim, apenas estava com a cabeça em outras coisas que achava mais importantes. Mais ligando ou não para o assunto, temos de admitir que foi uma grande oportunidade perdida.

Mesmo com o desagradável episódio, Vital ainda foi homenageado por Herbert Vianna nessa canção, em que ele conta a saga do amigo que queria comprar uma moto, para ter mais mobilidade e liberdade de ir e vir. Infelizmente seu nome nem chega a constar nos créditos do primeiro disco do grupo e o único que ele teve alguma participação.

Vital também foi um dos responsáveis pela escolha do nome da banda, Paralamas, que é uma homenagem às guitarras Fender, que em inglês quer dizer Paralamas.

Vital Dias faleceu aos 55 anos de idade, vítima de câncer. Na época todos se perguntavam, morreu de moto? Mas não. A moto da música era uma Yamaha DT ano 180, que ele vendeu tempos depois.

Vital e sua Moto
Vital e sua Moto

Outra curiosidade sobre essa música é que a direção da gravadora, pediu para que fosse acrescentado um refrão que não existia, que era “Os Paralamas do sucesso vão tocar na capital, Vital e sua moto, mas que união feliz”, e também foi acrescentado um valioso coro feito pelos Golden Boys no final. Ainda bem que eles aceitaram a mudança, pois valorizou a música.

Detalhe, no clip original, detalhe a moto não é uma DT180 e sim um Honda XL250.

Fale o que você acha dessa música, deixe sua opinião nos comentários, gostaríamos de saber. 

Se preferir, ouça um podcast sobre o assunto:

Veja também uma montagem da música com raras cenas dos anos 80.

O Caminho do Estóico Próspero

Saiba mais como lidar com essas e outras situações lendo o livro “O Caminho Do Estoico Próspero”. Um Guia Para Transformar Sua Vida Financeira Com o Estoicismo.

COMPRE AGORA.

Oferece uma visão holística de como aplicar o Estoicismo em sua jornada financeira, aprimorando seu relacionamento com o mundo para prosperar em uma sociedade emocionalmente fora de controle, com percepções valiosas e exercícios.

 

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *