Pular para o conteúdo

CQM+ – Cinema, Quadrinhos, Música e Muito Mais

Início » Come Undone: Como Duran Duran emplacou um segundo sucesso 

Come Undone: Como Duran Duran emplacou um segundo sucesso 

Saiba como o grupo inglês Duran Duran conseguiu lançar uma segunda música de sucesso após o estrondoso sucesso de Ordinary World.

Ninguém tinha uma confiança ilimitada, mas o renascimento do Duran Duran em 1992, com Ordinary World, poderia ter sido único se não fosse pelo carismático Come Undone. 

Consolidando o domínio do grupo nas paradas de singles, a música impulsionou o autointitulado álbum de 1993 do Duran Duran (também conhecido como “The Wedding Album”) para as vendas mais fortes da banda desde os anos 80

Aqui está a história de como Come Undone manteve as coisas juntas para o Duran Duran em uma nova era.

Como muitas das bandas New Romantic que eles criaram, o Duran Duran estava passando por uma fase desafiadora no início dos anos 90, e não havia garantia de que as mudanças tectônicas na cena musical, com dança e cultura clube tão dominantes, além de britpop e grunge fazendo incursões crescentes, estavam prestes a oferecer qualquer trégua. 

A banda, agora incluindo o guitarrista Warren Cuccurullo, estava gravando novo material no estúdio caseiro de Cuccurullo em Londres e, embora sua gravadora, a EMI, continuasse apoiando, eles também estavam policiando rigidamente o progresso do Duran Duran pela primeira vez.

A criação de Ordinary World deu a todos confiança para continuar, mas Come Undone foi uma das últimas faixas gravadas para o que se tornaria “The Wedding Album”. 

“Foi algo que Warren e eu começamos a escrever junto com outras coisas com as quais estávamos brincando”, disse o tecladista Nick Rhodes, 20 anos após o lançamento do álbum. 

“Simon [Le Bon, cantor] entrou e ouviu o que estávamos fazendo. Ele disse, ‘Uau, eu amo isso!’ E assim se tornou uma música do Duran Duran. [Simon] veio com uma melodia realmente ótima, nós já tínhamos a seção ‘Não consigo evitar de desmoronar’, e ele rapidamente a tornou sua, ou ele mesmo, parte dela.”

A banda não estava morando no mesmo país na época da gravação, então o baixista de longa data John Taylor nem apareceu no que se tornaria uma das melhores músicas do Duran Duran. 

“Talvez eu desejasse ter tocado em Come Undone”, disse ele à BBC. “Eu tinha voltado para Los Angeles

Nós colocamos aquele álbum para dormir, e eu disse: ‘Eu não vou voltar para mais uma música.’ Talvez fosse uma música diferente se eu estivesse lá, talvez não fosse uma música tão boa. Mas não sou de me arrepender.”

O Ordinary World alcançou o sexto lugar no Reino Unido e o espantoso terceiro lugar nos Estados Unidos. 

Lançado em 29 de março de 1993, Come Undone se saiu quase tão bem, alcançando a 13ª posição na terra natal da banda e a 7ª na América do Norte. Com um vídeo produzido por Julien Temple ambientado em um aquário, a música selou um retorno notável.

Come Undone, com letras escritas por Le Bon, inspiradas por sua esposa, Yasmin, é talvez uma proposta menos instantânea para a rádio pop do que a majestosa balada que a precedeu, mas o poderoso vocal de Tessa Niles, que forneceu apoio para dezenas de atos ao longo da era, adiciona seriedade considerável a um riff em loop que pode ter surgido do The Cure

Enquanto Ordinary World foi o hit pop mundial, Come Undone na verdade garantiu uma maior reprodução nas rádios no mercado americano mais voltado para o rock.

Durante a turnê mundial que a banda organizou para consolidar o sucesso de seu álbum pai, Taylor encontrou seu lugar em Come Undone, e a música permaneceu um item básico do setlist do Duran Duran desde então. 

O grupo até desfrutou de um renascimento crítico para igualar o renascimento de suas fortunas comerciais, com comentaristas elogiando a notável energia de uma banda tão associada à década que acabara de passar. 

Ainda não havia chamada para o circuito revival dos anos 80, e, de fato, o Duran Duran evita resolutamente esse empate até hoje, lançando álbuns que continuamente flertam com sua fórmula clássica, mas não refazem inteiramente as antigas glórias.

Os fãs hardcore não podem manter nenhuma banda viva para sempre. Mas, embora poucos catálogos anteriores sejam tão amplos e bem-sucedidos quanto os do Duran Duran, Come Undone marca um ponto central único em que o supergrupo dos anos 80 provou que realmente tinha aquela mistura enigmática de rock e poeira espacial pop que os manteria à tona no clima musical desafiador de os anos 90, uma década em que as audiências se segmentarem e a programação de rádio se tornaria mais conservadora do que nunca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *