Pular para o conteúdo

CQM+ – Cinema, Quadrinhos, Música e Muito Mais

Início » Down Under de Man At Work – análise de música

Down Under de Man At Work – análise de música

Down Under de Man At Work

O tema do artigo de hoje é, Down Under , grande sucesso de Man At Work, e a polêmica acusação de plágio com uma música infantil.

É Down Under uma música do grupo australiano Men At Work, gravada no álbum Business as Usual, o que quer dizer, Negócios, como sempre, no ano de 1983. Composta por Colin Hay e Ron Strykert. No mesmo ano, o Men at Work recebeu o Grammy como artista revelação.  Também foi a única música do grupo a entrar no Top 20 da parada Inglesa, naquele ano.

Essa canção, se tornou um hino não oficial da Austrália, depois do final da America ‘s Cup em 1983, um evento que os Estados Unidos nunca haviam perdido. O então primeiro-ministro da Austrália, Bob Hawke, ficou tão empolgado com a vitória da Austrália, ele deu a todo o país o dia de folga e disse que qualquer patrão que demitir um funcionário por ter o dia de folga seria um vagabundo!

Um Hino Extraoficial da Austrália

Essa canção ficou tão popular, que foi cantada na cerimônia de encerramento dos jogos olímpicos de Sydney, em 2000, como um verdadeiro hino nacional. A letra é associada a um grupo de rapazes australianos que viajam pelo mundo confiantes das virtudes de seu país em contraposição com o exotismo de outros lugares, como Bombaim e Bruxelas.

Na Inglaterra a gíria Down Under, significa australiano, as pessoas que vem lá de baixo.

Mais um dos compositores da canção, não concorda com o fato de ela ser uma exaltação às virtudes australianas, nas palavras de Colin Hay:

“Down Under” é basicamente uma canção sobre comemoração, mas é uma questão do que você escolhe para comemorar num país ou lugar. Povos brancos não estão na Austrália há tanto tempo, realmente a Austrália é um lugar incrível, mas uma das coisas mais interessantes e emocionantes sobre o país é o que existia antes da colonização. A verdadeira herança de um país muitas vezes fica perdida em nome do progresso e desenvolvimento. ”

O que dá a entender pelas palavras do autor, é que ele deseja falar sobre a exploração imobiliária e comercial acelerada da Austrália que pode trazer problemas ambientais e destruir suas características nativas, mas a grosso modo a música é sobre comemoração com uma pitada de tudo mais.

Outra característica marcante dessa música é o forte sotaque australiano, colocado de propósito para marcar a canção com uma obra realmente regional, que fala da Austrália para o mundo.

A Acusação de plágio com uma música infantil.

No ano de 1988, a empresa Larrikin Music, processou o Man At Work, por violação de direitos autorais de um solo que flutuava em uma composição do seu acervo.
A canção Kookaburra pousou no velho eucalipto, criado pela professora australiana Marion Sinclair, há mais de 70 anos. O grupo foi condenado pela suprema corte australiana a pagar 5% de royalty sobre os lucros que obtiveram com Down Under. Deixo o link na descrição do vídeo para que você possa comparar.

Também gostaríamos de ouvir seu comentário e o que você acha da música, fique à vontade para comentar e deixar sua opinião.

O Caminho do Estóico Próspero

Saiba mais como lidar com essas e outras situações lendo o livro “O Caminho Do Estoico Próspero”. Um Guia Para Transformar Sua Vida Financeira Com o Estoicismo.

COMPRE AGORA.

Oferece uma visão holística de como aplicar o Estoicismo em sua jornada financeira, aprimorando seu relacionamento com o mundo para prosperar em uma sociedade emocionalmente fora de controle, com percepções valiosas e exercícios.

Se preferir, ouça um podcast sobre o assunto:

Veja o vídeo original da música com os membros da banda fazendo uma viagem pelo mundo dos cenários:

Veja também uma releitura ao vivo, de 2001, bem interessante:

Ouça a canção Kookaburra Sits in the Old Gum Tree. 

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *