No artigo de hoje vamos falar sobre um lado não tão glamuroso do sonho americano, contido na letra da canção Californication.
Califórnia, o estado americano mais rico e liberal, com uma grande população de surfistas e celebridades andando sob o Letreiro de Hollywood em Los Angeles.
Ou pelo menos é assim que deveria se parecer.
Infelizmente, a banda de rock de Los Angeles, Red Hot Chili Peppers viu o outro lado da Califórnia.
Um lado mais escuro e descaradamente superficial desse estado americano.
E não só viu o outro lado dessa comunidade, como também escreveram uma música sobre isso.
Em 1999, os Chili Pepper, cuja formação na época consistia dos membros Anthony Kiedis, Flea, Chad Smith e John Frusciante, lançaram “Californication”.
Californication, Uma Metáfora Sobre o Sonho Americano
“Californication” é uma música sobre as entranhas da sociedade americana. Onde há engano, futilidade e desespero sob a face dourada do Sonho Americano.
Red Hot Chili Peppers viram que a Califórnia era um espelho da américa, que representava esses extremos, tanto a elaborada natureza dourada de tudo isso quanto a escuridão por baixo. Em essência, é uma música sobre a podridão que fica logo abaixo da superfície.
Colocando no papel, o Red Hot Chili Peppers apresenta esta mensagem através de uma série de alusões e metáforas inteligentes sobre o Sonho Americano.
A música foi escrita pelos membros da banda Kiedis, Smith, Flea e Frusciante e merece uma rápida análise de um verso para obter a imagem completa da música.
Analisando Californication, Verso a Verso
O lirismo nesta música, afinal, é poético no sentido de que mostra ao ouvinte o que está acontecendo, em vez de apenas dizer a eles o que está acontecendo ao seu redor.
O verso de abertura toca no amplo alcance geográfico que a Califórnia detém. Tanto a China quanto a Suécia são mencionadas nas duas primeiras letras:
Psychic spies from China try to steal your mind’s elation
And little girls from Sweden dream of silver screen quotation
Embora o primeiro verso tenha sido retirado de um encontro pessoal que Kiedis teve com uma mulher na rua, ele também dá um golpe sutil na quantidade crescente de consumismo na América.
O segundo verso, a referência às mulheres suecas tentando se tornar grande em Hollywood, faz um comentário sobre a decepção que muitas pessoas enfrentam quando chegam à Califórnia.
And if you want these kind of dreams it’s Californication
Pouco depois dessas linhas, o segundo verso aponta que Hollywood vende a ideia de enriquecimento.
Hollywood capitaliza as pessoas acreditando que a Califórnia é o auge da civilização ocidental, afinal, é a borda do mundo e de toda a civilização ocidental.
It’s the edge of the world and all of Western civilization
Seguindo em frente, Red Hot Chili Peppers aponta as quantidades incríveis de cirurgia plástica na Califórnia. As pessoas nunca são quem parecem, mesmo na aparência.
O terceiro verso, então, comenta sobre a glorificação dos relacionamentos sexuais sem as realidades desses mesmos relacionamentos.
Uma noiva adolescente com um bebê dentro ficando chapada.
A teenage bride with a baby inside getting high on information.
Em sua autobiografia, Kiedis explicou essa linha em detalhes: “Eu conheci uma jovem mãe em uma reunião. Ela estava morando em um YWCA com sua filhinha, tentando ficar sóbria, mas falhando miseravelmente.
A beleza, a tristeza, a tragédia e a glória, todas embrulhadas em uma, dessa relação mãe/filha foram evocadas pela vibração daquela música.”
Depois disso, o quarto verso mergulha em algumas figuras e fenômenos específicos da cultura pop. Star Trek, Kurt Cobain e Star Wars são todos aludidos neste verso, veja se você consegue encontrar cada um.
Finalmente, o quinto e último verso aponta para a presença duradoura do sonho americano.
Terremotos e ondas de maré não conseguiram salvar o mundo.
And tidal waves couldn’t save the world
“Californication” foi lançado há mais de 20 anos, mas suas letras ainda são verdadeiras e atuais.
Seu som descontraído e cantado é impressionantemente contagiante e a música rapidamente se tornou uma das músicas mais populares do Red Hot Chili Peppers.
Até o momento, a banda continua tocando ao vivo e tocando “Californication” em quase todos os shows desde o seu lançamento. O álbum de mesmo nome também foi um enorme sucesso para os roqueiros de L.A.
Deve haver algo nesse sonho californiano.