No artigo de hoje vamos falar sobre essa que não é a música mais popular dos Smiths, mas com certeza é a mais polêmica.
A princípio a música fala da perda da inocência e o fim da infância.
O próprio Morrissey, falando com a revista Rolling Stone, diz que o significado da música é sobre a “perda da inocência”, na sua visão, até que uma pessoa tenha um “compromisso físico” com outra pessoa, haverá “algo infantil” sobre a alma da pessoa, daí vem o polêmico verso, na qual Morrissey canta sobre “pegar uma criança e transformá-la num velho”. Numa livre tradução de nossa parte
Vale a pena notar que a letra da música é muito repleta de insinuações sexuais, como “quinze minutos com você”, “o refúgio da sua cama” e “em contorno ao redor da fonte”.
Há quem discorde da opinião de Morrissey
Além disso, deve-se saber que, ao longo dos anos, vários jornais tablóides e críticos de música sugeriram que a letra de Reel Around The Fountain, dá a entender que tolera o abuso infantil.
Analisando mais a fundo a letra, temos um narrador que se sente prematuramente envelhecido. Isso devido a um amor não correspondido.
Esse narrador fantasia sobre encontros públicos e privados, enquanto proclama devoção a essa pessoa, sem se importar com o que acabaria acontecendo entre elas.
Na minha opinião, o narrador está realmente fantasiando sobre ser esbofeteado um pouco, como quando ele diz “Vou aceitar agora/lentamente”, eu não acho que seja o tapa de que ele está falando.
O Processo de Criação de Reel Around The Fountain
A música foi composta pelo guitarrista dos Smiths, Johnny Marr a por Morrissey. Marr escreveu a música enquanto Morrissey escreveu a letra da música.
De acordo com Marr, ele conseguiu a melodia da música enquanto tentava usar sua guitarra para tocar a música de sucesso Handy Man do cantor americano Jimmy Jones.
Em entrevista à revista Mojo em outubro de 2012, disse:
“A melodia veio de mim tentando tocar a música de R & B de Jimmy Jones ‘Handy Man.
Eu ouvi isso quando criança em uma jukebox quando saí de férias aos 12 ou 13 anos. Ficou na minha mente.
Eu gostei da mudança de acordes e, como estava de férias, tive que me lembrar disso, pois não tinha um violão comigo.
Então, na época em que a banda se formou, alguém a colocou em uma fita de compilação, então gerente da Smiths, Joe Moss e eu estávamos na loja de roupas de Moss em Manchester, Crazy Face uma manhã e ele tocou, então estava no ar e quando eu tentei tocá-la, essa sequência de mudanças estranhas de acordes caiu dos meus dedos.”
Também a fala em que Morrissey canta sobre sonhar com alguém “ontem à noite” e cair de sua “cama duas vezes” foi tirada da famosa peça de Shelagh Delaney de 1958, A Taste Of Honey.
A letra, “Eu sonhei com você ontem à noite e caí da cama duas vezes”, é retirada da peça de Shelagh Delaney de 1958, A Taste Of Honey.
Morrissey disse à NME em 1986 que os fãs de Delaney não aceitaram muito gentilmente sua apropriação desta linha: “Até hoje, sou criticado pelo uso dessa linha.
Eu nunca fiz nenhum segredo do fato de que pelo menos 50% da poesia pode ser atribuída a Shelagh Delaney, que escreveu A Taste Of Honey.
Mas eu nunca na minha vida fiz segredos dos meus pontos de referência. Só porque há uma linha com referência direta, às pessoas agora me dirão que Reel Around The Fountain é inútil, ignorando o resto, que quase certamente vem da minha cabeça.”
O piano da música foi tocado pelo cantor, compositor e multi-instrumentista inglês Paul Carrack, que trabalhou com vários outros artistas famosos, como Elton John, Ringo Starr, Eric Clapton e B.B. Rei, entre outros.
John Porter, que co-produziu o álbum de estreia autointitulado dos The Smiths ao lado da banda, disse à revista Q em 1994 que não estava completamente satisfeito com o resultado da música: “Devo dizer que nunca fiquei muito feliz com Reel Around The Fountain. Acho que eles nunca realmente capturaram isso. Eu sempre quis ter outra boa vontade.”