No artigo de hoje vamos conhecer uma lista de músicos alemães que deixaram sua marca na música pop mundial, fazendo sucesso fora de seu pais natal.
Embora a Alemanha ainda seja lembrada pelo estigma das Guerras Mundiais, o país da Europa Ocidental também é conhecido por sua excelência em engenharia, futebol, Oktoberfest e a rodovia Autobahn, onde não há limite de velocidade.
A Alemanha, muitas vezes lembrada por sua história turbulenta, também se destaca como um berço cultural prolífico, especialmente no mundo da música. Além de ícones da música clássica como Bach e Beethoven, o país deu ao mundo talentos que moldaram a música pop contemporânea, influenciando gerações e deixando um legado duradouro.
Ao pensar em música alemã, é comum que o imaginário coletivo se limite aos mestres da música clássica, como Bach, Beethoven, Brahms e Wagner. No entanto, o cenário musical alemão vai muito além dos compositores eruditos. A Alemanha também é o lar de músicos que conquistaram as paradas internacionais, especialmente no universo da música pop e eletrônica. Esses artistas, muitas vezes cantando em inglês, romperam fronteiras culturais e se estabeleceram como verdadeiros ícones globais. Neste artigo, exploraremos alguns dos nomes mais influentes que saíram da Alemanha e deixaram sua marca na história da música pop mundial.A Alemanha nos deu criadores de sucessos pop famosos, pioneiros do synth-pop e da música eletrônica e vários vencedores do Grammy.
Muita gente nem imagina que esses sucessos, na verdade, se trata de música alemã, pois geralmente são cantados em inglês.
Vamos aqui nomear os mais famosos, no nosso ponto de vista:
1 – Scorpions
As emissoras de rádio norte-americanas, tiravam a música “Rock You Like a Hurricane” da gaveta, quando uma tempestade ameaça explodir e causar estragos na costa.
A canção do glam metal alemão, está no 25º lugar na Billboard Hot 100 pela MTV..
A banda alemã foi formada em 1964 pelo guitarrista base, compositor principal e membro original mais antigo, Rudolf Schenker.
Embora ao longo dos anos o som dos Scorpions tenha incluído baladas e singles de hard rock, heavy metal e glam metal, o grupo foi apelidado de “Os Heróis do Heavy Metal”.
Em 1991, os Scorpions também lançaram uma balada mundialmente popular, “Wind of Change”. A música se tornou um hino simbólico das mudanças políticas que varreram a Europa Oriental no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, quando os governos comunistas desmoronaram e o Muro de Berlim caiu.
2 – Zedd
O produtor musical russo-alemão Anton Zaslavski pegou emprestado seu nome artístico, “Zedd”, da primeira letra de seu sobrenome. A letra “z” é pronunciada como zed em inglês não americano.
Zedd é um músico com formação clássica de uma família musical. Tendo crescido tocando piano e bateria, ele deixou de tocar death metal quando adolescente para produzir e escrever músicas mais comerciais.
Zedd não é um vocalista. Em vez disso, ele é conhecido por remixar os singles de sucesso de grandes artistas como Lady Gaga, Justin Bieber, Black Eyed Peas e Shawn Mendes e por suas composições e colaborações de produção musical com cantores proeminentes.
Seus esforços criativos culminaram em um Grammy Award, bem como uma série de sucessos em colaboração com outros artistas em todo o mundo.
Exemplos dessas colaborações incluem:
- “Clarity” (com Foxes) (2012)
- “Stay the Night” (com participação de Hayley Williams) (2013)
- “I Want You to Know” (com Selena Gomez) (2015)
- “Stay” (com Alessia Cara) (2017) e
- “The Middle” (com participação de Maren Morris e Grey) (2018)
3 – Lou Bega
Você vai ficar surpreso ao saber que o hit Mambo No., um pop latino de 1999 foi criado por um alemão?
Sem brincadeira. David Lubega, mais conhecido por seu nome artístico, “Lou Bega”, é um cantor e compositor alemão que buscou inspiração em uma viagem a Miami quando era adolescente.
Ele transformou uma antiga canção da década de 1940 (A Little Bit of…),em um sucesso que liderou as paradas pop globais.
4 – Nena
As canções em língua não inglesa que fizeram sucesso no seleto mercado musical norte americano não passam de pouco mais de 20 e entre elas está “99 Luftballons” da banda alemã Nena é uma delas.
A música pacifista de 1983 conta a história de 99 balões que são confundidos com um OVNI, resultando em uma guerra devastadora sem vencedor.
Uma tradução para o inglês da música, “99 Red Balloons”, foi lançada posteriormente no ano seguinte, tornando-se popular no Reino Unido, Irlanda e Canadá, mas não teve um bom desempenho nos Estados Unidos.
Em atividade de 1982 a 87, a banda alemã conseguiu emplacar outros sucessos, mas somente em seu país natal.
5 – Alphaville
Este grupo de synthpop alemão primeiro se autodenominava “Forever Young” quando iniciou sua carreira, mas depois modificou seu nome para “Alphaville”, pegando emprestado o apelido do premiado filme alemão de 1965.
“Alphaville” foi um filme foi um distópico de ficção científica futurista sobre um sistema de computador ditatorial assumindo o controle da sociedade.
Embora o single de maior sucesso da banda, “Forever Young” (1984) tenha ficado na posição 65 da Billboard Hot 100, outras canções foram sucessos nas paradas Dance mundiais:
- “Big In Japan” (1984)
- “Jet Set” (1985)
- “Dance With My” (1986)
- “Red Rose” (1987)
6 – Milli Vanilli
Tudo estava indo bem para a dupla franco-alemã de R & B Milli Vanilli até que um segredo desagradável foi revelado.
Os artistas populares eram na verdade dubladores. Suas vozes não apareciam em nenhum dos singles que os ajudaram a ganhar fama e fortuna.
O cantor alemão Rob Pilatus e o músico francês Fabrice Morvan foram reunidos em 1988 como Milli Vanilli pelo produtor musical e compositor alemão Frank Farian.
Frank Faria é o mesmo produtor por trás do grupo euro-caribenho dos anos 1970 Boney M.
A dupla posteriormente estourou na cena musical internacional com com singles como:
- “Girl you know it’s true” (1988)
- “Don’t forget my number” (1988)
- “Blame it on the rain” (1989)
- “Girl i’m gonna miss you” (1989)
- “All Nothing” (1990)
Em uma carreira meteórica boa demais para ser verdade, chegaram a ganhar um Grammy de artista revelação.
Na realidade era que a música deles era cantada pelos artistas de estúdio Charles Shaw, Jodie Rocco, Linda Rocco, John Davis e Brad Howell.
Quando um dos verdadeiros cantores expôs a verdade, os cantores do Milli Vanilli admitiram a fraude, seu Grammy foi revogado e mais de 27 processos foram movidos contra eles, como por exemplo, por pessoas que compraram suas músicas..
Em 1998, em meio a uma tentativa de retorno, Rob Pilatus morreu de overdose de drogas.
- 7 – Peter Schilling
Aqui está outra das maravilhas do pop hit alemão, o cantor Peter Schilling, conhecido principalmente pela música synth-pop, “Major Tom (Coming Home)” de 1983.
A música fala sobre um astronauta que interrompe o contato com o controle de solo e se desvia para o espaço sideral.
A canção se baseia na clássica música de David Bowie de 1969, “Space Oddity”.
8 – Tangerine Dream
A música ambiente do grupo musical alemão Tangerine Dream influenciou o desenvolvimento da new age e da dance music eletrônica.
Formado em 1970, o grupo de vanguarda foi um dos primeiros a adotar sintetizadores e tecnologia digital.
Mais tarde, o grupo compôs e executou trilhas sonoras de filmes instrumentais para uma variedade de grandes filmes sucessos de bilheteria
O grupo também compôs a trilha sonora do videogame Grand Theft Auto V de 2013.
A música do Tangerine Dream é quase exclusivamente instrumental, sem vocais e, embora o grupo não tenha singles nas paradas da Billboard, ainda é considerado um sucesso na América devido à sua influência inovadora e produtividade da trilha sonora.
9 – Silver Convention
A banda alemã Euro-disco Silver Convention foi lançada em 1974 usando vozes femininas e o nome do grupo variou entre Silver Bird Convention e Silver Bird.
A banda ganhou um Grammy com seu single de sucesso “Fly, Robin, Fly” (1975), que originalmente deveria ser “Run, Rabbit, Run”.
A música de sucesso apresentava apenas seis palavras repetidas: ” voe, robin, para cima, para, o, céu” . Boogie” (1976). Esta cantiga também contém apenas seis palavras: ” get, up , and, boogie, that’s, right ” . ):
- “save me” (1975)
- “always another girl” (1975)
- “no no joe” (1976)
- “get up and boogie” (1976)
Como o gênero disco perdeu popularidade, a Silver Convention decidiu se separar em 1979.
10 – Enigma
Fundada em 1990, a banda alemã Enigma é um grupo de New Age, um projeto mundial que combina influências artísticas, experimentais e étnicas de várias culturas (por exemplo, cantos gregorianos, flautas Shakuhachi).
O grupo é conhecido por dois singles: “Sadeness (Parte I)” (1990), com suas letras em latim e francês, murmúrios sensuais e monges cantando e o hit seguinte, “Return to Innocence” (1993).
11 – Kraftwerk
Pioneiros da música eletrônica, a banda alemã Kraftwerk (literalmente, “usina de energia”) foi formada pela primeira vez em 1970.
A banda abraçou a música eletrônica, incluindo sintetizadores, baterias eletrônicas e vocoders, também incorporando melodias pop esparsas.
O Kraftwerk obteve grande sucesso com o single em alemão “Autobahn” (1975), que falava sobre dirigir em uma rodovia.
O grupo foi premiado com o Grammy Lifetime Achievement Award por seu impacto duradouro na música popular.
12 – Falco
Johann Hölzel, mais conhecido como Falco, foi um cantor e compositor austríaco. Apesar de não ser alemão, entra na nossa lista por ter alcançado sucesso internacional cantando em alemão.
Os grandes sucessos de Falco foram “Der Kommissar”, “Rock Me Amadeus”, “Jeanny”, sendo que Rock Me Amadeus fez parte da trilha sonora do filme homônimo.
Falco é considerado como um dos responsáveis pela difusão do idioma alemão no cenário da música pop.
13 – Sandra Cretu
Sandra Menges, Sandra Cretu, Sandra Ann Lauer ou somente Sandra é uma cantora e atriz alemã que vive atualmente em Ibiza,
Fez estrondoso sucesso nos anos 1980, cantando em inglês o hit xarope, “Maria Magdalena”.
Também emplacou outros hits de menor magnitude como como In the Heat of the Night, Little Girl, Sisters and Brothers, Don’t Cry, Hi! Hi!.
14 – Modern talking
Modern Talking foi um duo, também de origem alemã, composta pelos músicos Thomas Anders e Dieter Bohlen, tendo tido uma fábrica de grandes sucessos, principalmente nos anos 80. Seu estilo e grande influência moldou a história musical da década de 1980
15 – Spider Murphin Gang
Spider Murphy Gang é uma banda alemã de pop rock, formada em 1977, na cidade de Munique. O nome da banda é inspirado em uma canção de Elvis Presley, “Jailhouse Rock”, onde se ouve em um trecho que a banda do cantor tem um saxofonista chamado Spider Murphy.
Com certeza seu maior hit é “Ich Schau Dich An”, cantado em alemão, sendo fácil identificar a nacionalidade do grupo.
Esses músicos alemães não só conquistaram o mundo com suas canções, mas também deixaram uma marca profunda na história da música pop. Suas contribuições atravessaram fronteiras e gerações, influenciando artistas de todos os cantos do globo. A música pop alemã, muitas vezes subestimada, merece ser reconhecida pelo impacto duradouro que teve e continua a ter na cultura global. Seja nas pistas de dança, nas rádios ou nas trilhas sonoras de filmes e videogames, a presença alemã é indiscutível, e seu legado, imortal.
Ouça um podcast sobre o assunto: