Pular para o conteúdo

CQM+ – Cinema, Quadrinhos, Música e Muito Mais

Início » Confortable Numb – Análise de Música

Confortable Numb – Análise de Música

Confortable Numb

O tema do artigo de hoje é Confortably Numb, uma letra intrigante do Pink Floyd, que pode ser uma homenagem Syd Barrett.

Quando se fala das músicas mais tocadas de Pink Floyd, entre elas com certeza está, Comfortably Numb.

Essa canção lançada em 1979, no álbum The Wall é uma composição de David Gilmour com Rogers Waters.

Inicialmente composta para fazer parte do álbum solo de David Gilmour, onde o mesmo havia composto somente a melodia. Mas ao mostrar a canção para os outros integrantes da banda, os mesmos acharam que essa deveria fazer parte do novo projeto do grupo, a ópera rock, The Wall.

Sendo assim, Roger Waters, colocou a letra sobre a melodia de Gilmore, criando esse trabalho, Comfortably numb, que em português pode ser traduzido como anestesiado confortável.

A letra traz o diálogo de uma pessoa que está em um estado de letargia com um médico que tenta reanimá-lo.

Já no filme, The Wall, a cena traz o protagonista Pink, quase que em coma, devido ao uso de drogas, enquanto seu empresário tenta reanimá-los com a ajuda de uma equipe médica, para que o mesmo possa fazer um show.

Muitos dizem que Rogers Walter escreveu essa música com base em experiência no uso excessivo de drogas, outros dizem que na verdade se trata da vida de Syd Barrett, fundador do Pink Floyd, que devido aos excessos ficou incapaz de acompanhar o grupo e foi substituído por justamente por David Gilmour. Com certeza a vida de Syd Barrett daria um capítulo à parte na história do rock progressivo.

Mais segundo o próprio Rogers Waters, a letra foi inspirada em experiências pessoais que o mesmo teve, na infância quando acometido de uma febre intensa, onde suas mãos ficam inchadas como se fosse dois balões e outra na vida adulta, quando durante uma turnê do grupo nos Estados Unidos, ficou doente devido a complicações no fígado, onde ficou em um estado semicomatoso, igual ao personagem da música.

Também gostaríamos de ouvir seu comentário e o que você acha da música, fique à vontade para comentar e deixar sua opinião. Sentimo-nos honrados com a sua participação.

Se preferir, ouça um podcast sobre o assundo:

Se quiser você pode fazer uma doação por PICPAY, mais claro, só se você quiser:

Doações pelo PicPay
Doações pelo PicPay

 

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *