Na música pop, às vezes é difícil definir o que é cópia do que é influência, quando se fala na construção de uma obra. No caso específico da Banda Legião Urbana, essa polêmica se torna maior.
E as coisas já começam desde o primeiro trabalho de Legião Urbana, lançado em 1984, através do single Será.
É difícil falar de Legião Urbana sem citar a cena póst punk do início da década de 1980 em Brasilía. É certo também que no início da cena de músicaurbana dos subúrbios de Brasília, era a banda Legião Urbana a que mais sofria influência da cultura inglesa.
A Influência da Cena Post Punk Inglesa.
As pessoas ouviam maravilhadas, quando finalmente surgia um grupo que cantava em portugues o tipo de música que elas gostavam de ouvir.
Posteriormente, desse movimento cultural, surgiram outras bandas famosas como Plebe Rude e Capital Inicial, entre outras.
E apesar de antes Renato Russo ter feito parte da Banda Aborto Elétrico, o sucesso e a projeção no cenário nacional, só se deu com o surgimento meteórico de Legião Urbana.
Como dito, provocando um estrondoso sucesso, com um tipo de som que lembrava muito as bandas inglesas da cena punk de Manchester.
O próprio Renato Russo citou ao longo de tempo em depoimentos e entrevistas quais os artistas que influenciaram o seu trabalho, que são: Gang of Four, PIL, The Smiths, Sex Pistols, Joy Division, Nick Cave, Ramones, The Cure, Bauhaus, Talking Heads, além de The Beatles.
Mas influência ou Cópia?
E é dessa semelhança com essas e outras bandas que nós vamos falar. Na música pop é muito difícil dizer até que ponto uma coisa é influência, homenagem ou cópia do trabalho de alguém. Pois o meio artístico vive se reinventando e não se pode dizer quando uma coisa começa e outra acaba.
Caso Um, O Amor é uma Droga. (“Ainda é Cedo”)
A Música “Ainda é Cedo” é uma canção gravada por Legião Urbana em 1985, composta por Renato Russo, Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá e Ico Ouro-Preto. Há quem diga que a construção do arranjo harmônico de “Ainda é Cedo” se pareça com a música “Love Is The Drug”, da banda inglesa “The Cartoons“.
Vale lembrar que a gravação de “Cartoons” é o cover da música de outra banda chamada “Roxy Music“. Veja a seguir as três gravações canções:
Legião Urbana – Ainda É Cedo
The Cartoons – Love is the Drug
Roxy Music – Love Is The Drug
Caso Dois, Os Soldados e o Dia daIndependência. (“Soldados”)
A música “Soldados” tem um início que parece similar a música “Independence Day”, da Banda “Comsat Angels“. Parece que houve o empréstimo da batida tribal característica da música e alguns arranjos de guitarra.
O próprio Renato Russo dia no livro, Renato Russo, Filho da Revolução, de Carlos Marcelo: “Praticamente desconhecida do grande público no Brasil, a banda inglesa Comsat Angels foi uma das referências iniciais de Legião Urbana e de outros grupos brasilienses. Soldados e Ainda é Cedo são diretamente influenciadas por músicas como Independence Day”.
Ouvindo a música inglesa é fácil lembrar do ritmo e da bateria de “Soldados”, bem como das harmônias naturais na guitarra que Dado Villa Lobos. E o acorde final da música lembra o fim de ‘Tempo Perdido’.
Veja a seguir o vídeo com as duas músicas e faça sua comparação:
Legião Urbana – Soldados
Comsat Angels – Independence Day
Caso Três, Um caso de inspiração assumida. (“Que País é Esse”)
Um caso de inspiração assumida é a música “Que País é Esse“. Essa canção é muito semelhante a “I Don’t Care”, do Grupo” Ramones“. Principalmente o Riff de Guitarra.
Ha quem diga que essa música pode ser a mescla de duas outras obras dos Ramones, uma é “I Don’t Care” e a outra é “We Want The Airwaves” de 1981.
Mas existe ainda outra música que lembra a introdução usada em “Que País é Esse”. Trata-se da música da Banda “Penetration“, “Don’t Dictate”.
Sobre Que País é Esse, Dado Villa Lobos fala em sua autobiografia: “Aquele Riff de Que País é Esse, abertamente inspirado em I don’t Care, dos Ramones é parte do nosso DNA”.
Ainda no tema de ‘Que País É Este’, o dedilhado de guitarra de Dado Villa Lobos na introdução começo lembra muito a introdução da música ‘Watch me Bleed‘ do Tears for Fears.
“Que País é Esse” foi uma das canções que faziam parte do repertório do “AbortoElétrico”. Veja a seguir as músicas e faça sua comparação:
Legião Urbana – Que país é esse?
Ramones – I Don’t Care
Ramones – We Want The Airwaves
Penetration – Don’t Dictate
Watch Me Bleed – Tears for Fears
Caso Quatro, Dezesseis anos no Inferno. (“16”)
Um trecho da música “16“, que Renato Russo canta, lembra muito um trecho da música “Your Pretty Faces Is Going To Hell”, da banda “Iggy and the Stooges”, de 1973.
Certamente Iggy Pop é uma grande influência de Renato, e a música ‘Your Pretty Face is Going to Hell‘ possui estrutura harmônica e melodia da voz semelhante ao proto punk ‘Dezesseis‘, lançado no disco ‘A Tempestade’ da Legião.
Legião Urbana – Dezesseis
Iggy and The Stooges-Raw Power-Your pretty face is going to hell
Caso Cinco, “Quase sem Querer” e “ASK” dos Smiths.
A canção “Quase sem Querer” tem em seu ritmo e harmonia com muita similaridade com ‘Ask‘ do The Smiths. Lembra um pouco, mais pode passar despercebido.
Falando em Smiths, quem já assistiu shows antigos da Legião, já deve ter notado que Renato dançava, usando roupas brancas e segurando rosas na mão, como fazia Morrissey fazia nos shows dos Smiths.
Compare a seguir as duas músicas:
The Smiths – Ask
Inspirações nas melodias e inspirações nas letras também.
Até aqui, tínhamos falado de melodias e harmonias, agora vamos as letras.
Falar em letras de músicas fica muito mais complicado, pois textos se repetem em obras literárias bem como as ideias.
Caso Um, Será Idêntico? (“Será”)
O verso de início da música “Será“, tem a frase “Tire suas mãos de mim, eu não pertenço a você” parece muito com o refrão de outra música. A música é “Say Hello, Wave Goodbay”, do Grupo Soft Cell. O refrão da música inglesa diz: “Take Your Hands off me I don’t belong to you, you see.”
Que traduzindo para o portugues, é “quase” a mesma coisa. Essa música foi gravada em 1983.
Também em “Será” existe quem diga que ela se parece muito com Jumping Someone “Else’s Train” do “The Cure”.
Legião Urbana – Será
Soft Cell – Say Hello, Wave Goodbye
The Cure – Jumping Someone Else’s Train
Caso Dois, Ei menino branco! (“Mais do Mesmo”)
A canção “Mais do Mesmo” é outro caso famoso, que fervilha nos forum e grupos de discussão sobre Legião Urbana. Na frase “Ei menino branco, o que você faz aqui?”Existe uma semelhança com a música “I’m Waiting For The Man” do grupo Velvet Underground.
No verso da canção está escrito: Hey, white boy, what you doin’ uptown?” A tradução não é totalmente igual, ele pergunta o que o garoto branco faz no centro da cidade. Essa canção é de 1977.
Também o final dessa música onde ele diz: “Na enfermaria todos os doentes estão cantando sucessos populares”, parece com o trecho de uma música do grupo Public Image, chamada “Poptones”.
I’m Waiting For The Man
Public Image Ltd.- Poptones
Para finaliszar, existe o caso de quando Renato Russo diz “lá vem os jovens gigantes de mármore” ele está homenageando uma de suas bandas preferidas. Renato era grande fã que até tinha uma camiseta pintada com o nome da banda.
Caso de inspiração inversa, “Vento no Litoral”.
Existem casos em que a Legião Urbana pode ter sido copiada. Como é o caso da música “Happy to Hang Around” do cantor Travis, cuja introdução parece muito com “Vento no Litoral“. Essa canção é de 2003, e “Vento no Litoral” é de 1991. Dificilmente isso pode ser um plágio.
Mas há quem diga que as duas músicas se parecem com “Eternal” do Joy Division.
Travis – Happy To Hang Around
Vento No Litoral – Legiao urbana
Joy Division – 08 – The Eternal
“Pais e Filhos é Um Caso à Parte.
Um compositor pernambucano chamado Erivaldo Bezerra dos Santos, acusou Renato Russo de ter feito um plágio de parte da melodia de uma canção sua chamada “Passado”.
O compositor alega ter enviado uma fita DEMO para a gravadora EMI, que teria ido parar nas mãos de Renato Russo. Ele entrou na justiça em 1990 pedindo que seu nome fosse incluído entre os compositores.
Esse processo ficou muitos anos parado, porque o registro que resguarda os direitos autorais não foram encontrados. Somente no ano 2000 o advogado do autor Nehemias Gueiros Jr, juntou aos autos a cópia do registro. Infelizmente não sabemos o resultado do processo.
Os membros da Legião Urbana quando falam de “Pais e Filhos” citam duas influências. A primeira seria a canção “Blackbird” dos Beatles, cujo Riff de guitarra é muito parecido. O segundo é a inspiração da música folk chamada “Fest Car” de Tracy Chapman.
A Música Incidental em “Perfeição”.
Dado Villa Lobos, fala em depoimento que quando os técnicos de estúdio escutaram a parte final da canção “Perfeição”. Acharam uma semelhança entre essa melodia e a melodia da canção “O Bêbado e o Equilibrista”. Para evitar um processo, decidiram colocar a música incidental, dando crédito a João Bosco e Aldir Blanc.
O que poucos sabem é que “O Bêbado e a Equilibrista” é também inspirada em outra canção, chama-se “Smile” e foi composta por Charlie Chaplin.
Compare as duas músicas:
Mas, o que é considerado plágio no Brasil?
Segundo a Abramus, plágio é “a cópia dissimulada ou disfarçada de todo ou em parte pela qual um determinado criador exprimiu suas ideias.”
Por tanto fica muito difícil dizer onde termina e começa uma ideia. Porque na verdade, tudo começa de uma ideia e vai ganhando forma.
Com certeza Renato Russo se valeu de muitas outras ideias para construir a sonoridade de seu grupo de rock. Isso não diminui em nada a genialidade e a sua importância na formação do cenário do rock no Brasil, que infelizmente durou tão pouco.
Renato Russo nunca escondeu suas influências musicais e com certeza não agiu de má fé. Apenas queria fazer um som inspirado naquilo que gostava e trazer para o Brasil o som que já era famoso lá fora. Vale lembrar que em nenhum dessas casos citados, houve acusação formal de nenhum dos artístas mencionados.
Se Preferir ouça um podcast sobre o assunto: